A Opep+ acelera produção de petróleo, com adição de mais 548 mil barris por dia em agosto. A decisão foi tomada no último sábado, após a reunião do cartel, e visa a aumentar a oferta de petróleo no mercado.

Desde maio, o cartel já aprovou um crescimento de quase 1,1 milhão de barris por dia. O aumento de agosto representa um salto em relação aos aumentos mensais anteriores, de 411 mil bpd para maio, junho e julho, e 138 mil bpd em abril.

A Opep+, que produz cerca de metade do petróleo do mundo, vem reduzindo a produção desde 2022 para apoiar os preços. No entanto, reverteu o curso este ano para recuperar a participação no mercado e atender à demanda dos consumidores. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também havia pedido que o grupo aumentasse a produção para manter os preços da gasolina mais baixos.

O aumento da produção virá de oito membros do grupo, incluindo Arábia Saudita, Rússia, Emirados Árabes Unidos, Kuweit, Omã, Iraque, Cazaquistão e Argélia. Esses países começaram a desfazer sua camada mais recente de cortes de 2,2 milhões de bpd em abril.

A Opep+ justificou a decisão citando uma perspectiva econômica global estável e fundamentos de mercado saudáveis, incluindo baixos estoques de petróleo. A aceleração da produção ocorreu após alguns membros do grupo produzirem acima de suas metas, o que gerou descontentamento entre os membros.

Sem consulta SPC/Serasa
Os 5 melhores cartões de crédito sem consulta SPC/Serasa
×
Crédito para negativados
Cartão de crédito para negativado: conheça os top 5 disponíveis
Exit mobile version