O fenômeno climático La Niña surgiu no Oceano Pacífico, o que ampliou o risco de seca em regiões agrícolas no Brasil, naArgentina e na Califórnia, além de derrubar as temperaturas no Meio-Oeste americano. Mas o inverno deve ser mais ameno em Nova York e na Costa Leste dos Estados Unidos.

A La Niña, que ocorre ciclicamente quando a superfície do Pacífico esfria e a atmosfera acima dela reage, se formou no mês passado e, provavelmente, durará até fevereiro de 2026, informou o Centro de Previsão Climática dos EUA em sua mais recente previsão divulgada nesta quinta-feira. Não se prevê que o fenômeno seja forte, portanto, os impactos típicos podem ser limitados.

“Como esperamos que este evento seja provavelmente fraco, também esperamos que as mudanças no Oceano Pacífico tropical não impulsionem de forma eficaz a circulação atmosférica global”, disse por e-mail Michelle L’Heureux, meteorologista do Centro de Previsão Climática.

Leia mais

A La Niña é monitorada de perto porque altera significativamente o clima e pode afetar os mercados agrícola e de energia em todo o mundo.

O fenômeno aumenta as chances de condições secas no sul da Califórnia e em partes da América do Sul, potencialmente espalhando a seca pelo sul do Brasil e pela Argentina, o que compromete a produtividade das culturas agrícolas.

Também pode sinalizar clima mais frio no Japão, no noroeste do Canadá e nas Grandes Planícies e no Alto Meio-Oeste dos EUA. As temperaturas mais baixas podem afetar a demanda por aquecimento e, por sua vez, os mercados de gás natural.

Durante alguns invernos com a La Niña nos EUA, a trajetória de tempestades se desloca pelo nordeste do país, trazendo mais neve e chuva para o interior. Para cidades como Nova York e Washington, isso pode significar inverno mais chuvoso, e tempestades que geralmente resultam em menos neve ao longo da estação. A previsão atual indica um inverno mais ameno na Costa Leste, mas isso segue tendências de longo prazo.

Nos últimos anos, a La Niña tem ocorrido quase duas vezes mais que seu equivalente mais quente, o El Niño. Desde aproximadamente 1980, houve mais condições semelhantes às da La Niña em todo o Pacífico tropical, disse L’Heaureux. O nome científico deste ciclo é Oscilação Sul El Niño (ENSO, na sigla em inglês).

“É difícil dizer o quanto a tendência de longo prazo está sendo confundida com as variações sazonais do ENSO que vivenciamos e observamos, mas sei que esta é uma área ativa de pesquisa”, acrescentou L’Heureux.

Newsletter

Newsletter

Inscrição confirmada! A partir de agora você receberá em seu e-mail o que realmente importa no mundo dos negócios. Acompanhe também em Spotify e Apple Music.

Newsletter

Leitura prazerosa, informativa e que vale cada minuto. Disponível também no Spotify

Newsletter

Inscrição confirmada! A partir de agora você receberá em seu e-mail o que realmente importa no mundo dos negócios. Acompanhe também em Spotify e Apple Music.

Tópicos relacionados

Plataforma global de notícias sobre negócios, economia e mercado financeiro, com 2.700 jornalistas espalhados por 120 países.

Mais em
Economia

O InvestNews é um veículo multiplataforma empenhado em oferecer jornalismo e informação útil para navegar nos mundos da economia, negócios, finanças, investimentos e tecnologia. Com foco em fornecer conteúdo de qualidade de maneira clara e breve, buscando tornar mais simples o entendimento de assuntos complexos e facilitar a vida da audiência.

AVISO: O portal www.investnews.com.br é de propriedade da Nu Brasil Serviços Ltda. (CNPJ: 46.676.214/0001-83), empresa pertencente ao Grupo Nubank. O Grupo Nubank exerce as seguintes atividades: instituição de pagamentos, corretora de valores, gestora de recursos de terceiros, plataforma de criptoativos, sociedade de crédito, financiamento e investimento, entre outras. Os conteúdos e opiniões veiculados são independentes e elaborados com informações públicas, não sofrendo influência de qualquer tipo das áreas técnicas ou comerciais do grupo, sendo produzidos conforme os juízos de valores e convicções da equipe jornalística do portal. Os conteúdos disponibilizados no IN são meramente jornalísticos e/ou informacionais e não devem ser interpretados como recomendações de investimentos, de compra ou venda de valores mobiliários ou análises exclusivas ao exercício de analistas de valores mobiliários. A Nu Brasil Serviços Ltda. não se responsabiliza por decisões de investimentos tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer perdas, danos e/ou prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização dos materiais ou seu conteúdo.

© 2025 InvestNews. Todos os direitos reservados.

Sem consulta SPC/Serasa
Os 5 melhores cartões de crédito sem consulta SPC/Serasa
×
Crédito para negativados
Cartão de crédito para negativado: conheça os top 5 disponíveis
Exit mobile version