O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que divulgará mais cartas a países notificando-os sobre tarifas mais altas, incluindo o Brasil, até esta quinta-feira. Segundo Trump, o Brasil "não tem sido bom" para os EUA e uma carta com a nova tarifa será enviada ao país.
Trump fez o anúncio durante um evento com líderes da África Ocidental na Casa Branca, afirmando que as taxas tarifárias foram baseadas em "fatos muito, muito significativos" e no histórico passado. Além do Brasil, outros sete países receberão cartas sobre tarifas, incluindo Argélia, Iraque, Líbia, Sri Lanka, Filipinas, Brunei e Moldávia.
As tarifas variam de 20% para as Filipinas a 30% para Argélia, Iraque, Líbia e Sri Lanka. Quanto à fórmula utilizada para determinar a alíquota de imposto apropriada para parceiros comerciais, Trump disse que se baseia em "bom senso, déficits, como temos nos saído ao longo dos anos e em números brutos".
Trump não forneceu mais detalhes sobre a tarifa que será aplicada ao Brasil, mas afirmou que será divulgada até amanhã. A medida é vista como uma tentativa de pressionar os países a mudar suas políticas comerciais e reduzir os déficits comerciais com os EUA.
A estratégia de impor tarifas más altas aos países tem sido uma marca da política comercial de Trump, que busca proteger a indústria americana e reduzir a dependência dos EUA de importações estrangeiras.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!