Inflação no Brasil supreende investidores ao ficar abaixo de todas as previsões

A inflação brasileira surpreendeu os investidores ao desacelerar no acumulado de 12 meses até a primeira quinzena de maio, ficando abaixo de todas as previsões.

Leia mais

De acordo com os dados, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) subiu 5,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, abaixo da mediana de 5,49% estimada pelo mercado. Na comparação mensal, a alta foi de 0,36%, também inferior às estimativas dos analistas.

Leia mais

Apesar da inflação mais fraca do que o esperado, ela ainda supera com folga o centro da meta de 3% do Banco Central, mantendo a política monetária em estado de alerta. Isso especialmente em um momento em que o Banco Central já vinha sinalizando uma postura mais cautelosa diante das incertezas fiscais e do cenário externo.

Leia mais

Os políticos brasileiros já elevaram os juros em 4,25 pontos percentuais desde setembro do ano passado, diante da escalada das projeções de inflação acima da meta de 3%. Agora, os investidores seguem de perto qualquer sinal que possa indicar se vem um novo aumento da taxa básica na próxima reunião.

Leia mais

A estratégia da autoridade monetária de manter os juros elevados por mais tempo para conter a pressão sobre os preços segue em vigor, apesar da surpresa com a desaceleração da inflação.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Capital Diário