Engie inicia operação do 1º trecho do sistema de transmissão Asa Branca na Bahia

Engie inicia operação do 1º trecho do sistema de transmissão Asa Branca na Bahia

Leia mais

Na última quarta-feira (26), a Engie Brasil Energia (EGIE3) anunciou o início da operação comercial do primeiro trecho do Sistema de Transmissão Asa Branca, localizado na região centro-sul da Bahia. Com 334 quilômetros de extensão, a nova linha tem como objetivo reforçar a integração elétrica entre as regiões Nordeste e Sudeste, garantindo maior escoamento da energia gerada por fontes renováveis. O trecho conecta as subestações Morro do Chapéu II e Poções III e foi inaugurado após obras que duraram 6 meses, desde agosto de 2024, envolvendo a implantação de uma linha de transmissão de 500 kV, além da ampliação de duas subestações associadas.

Leia mais

O Sistema de Transmissão Asa Branca faz parte de um projeto maior, arrematado pela Engie no Leilão de Transmissão de 2023, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O projeto prevê a construção de aproximadamente 1.000 quilômetros de linhas de transmissão nos estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, com investimento estimado em R$ 2,67 bilhões e geração de cerca de 4 mil empregos diretos. Ao todo, o projeto Asa Branca abrange 19 municípios baianos e contribuirá para fortalecer a integração elétrica entre regiões do Nordeste e Sudeste do país. Estima-se que, ao final do projeto, em 2029, será possível transmitir mais energia renovável gerada pelas regiões do Nordeste para os demais estados.

Leia mais

O avanço do sistema é visto como um marco para a expansão da infraestrutura elétrica nacional, com a Engie consolidando sua atuação no segmento de transmissão de energia. Com a entrada em operação do novo trecho, a empresa alcança mais de 3.200 quilômetros de linhas de transmissão no país, além de outros projetos em funcionamento, como Gralha Azul (PR), Novo Estado (TO e PA) e Gavião Real (PA), além do trecho brownfield de Graúna (MG e ES). O trecho Asa Branca é apenas o primeiro de uma série de linhas e subestações que integram o projeto, que visa garantir a segurança, eficiência e diversidade da matriz elétrica brasileira.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Capital Diário