O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que pode dar um pouco mais de prazo para a ByteDance, sediada na China, alienar os ativos americanos do TikTok, aplicativo de vídeos curtos usado por 170 milhões de americanos.
Veja também
* Você permanecerá em nosso site.
Em entrevista à TV, afirmou que gostaria de ver o negócio fechado e que encontrou um “ponto ideal” para o aplicativo, que ajudou a conquistar eleitores jovens na eleição presidencial de 2024. Trump disse que o TikTok é “muito interessante, mas será protegido”.
As negociações lideradas pela Casa Branca buscam um acordo para que os maiores investidores não chineses da empresa controladora ByteDance aumentem suas participações e adquiram as operações do aplicativo nos EUA. O plano inclui a criação de uma entidade nos EUA para o TikTok e a diluição da propriedade chinesa no novo negócio para abaixo do limite de 20% exigido pela legislação dos EUA.
O objetivo é salvar o aplicativo de uma proibição iminente no país. Duas empresas, lideradas por Jeff Yass e Bill Ford, estão liderando as discussões com a Casa Branca para definir o futuro do TikTok nos EUA.
Trump sinalizou que está disposto a dar um pouco mais de prazo para que o acordo seja fechado, mas não detalhou quanto tempo isso pode ser.