Surto de gripe aviária no Brasil já causa prejuízo bilionário – mesmo se durar pouco

O Brasil perdeu o status de país livre de gripe aviária entre os maiores produtores mundiais de frango e ovos, após três anos de vitória contra a doença. Isso até a semana passada, quando o país confirmou o primeiro surto da doença em granjas comerciais.

A chegada da infecção viral às granjas do país trouxe uma série de cenários possíveis, desde uma simples interrupção temporária na exportação de produtos avícolas a um prejuízo bilionário ao setor, com impacto de longo prazo nos preços e sacrifício de dezenas de milhões de animais.

O ministro da Agricultura e Pecuária afirma que os focos são isolados e o governo acredita que resolverá rapidamente a questão. Segundo ele, o Brasil poderá voltar a exportar os produtos antes do prazo de 60 dias de suspensão adotado. Além disso, o país poderá retomar o status de livre da gripe aviária caso não registre mais nenhum foco em 28 dias.

O surto da doença já trouxe consequências. Países como a China interromperam a importação de aves e ovos do Brasil. A situação é incerta e pode trazer um prejuízo bilionário ao setor, mesmo que dure pouco tempo.

A situação é preocupante e requer atenção imediata do governo e do setor avícola para evitar maiores prejuízos. O Brasil precisa agir rapidamente para controlar o surto e evitar que ele se propague, garantindo a saúde dos animais e a economia do país.

Sem consulta SPC/Serasa
Os 5 melhores cartões de crédito sem consulta SPC/Serasa