Em 2025, a cidade de São Paulo registrou uma média de 138 furtos ou roubos de veículos por dia, de acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Somente entre janeiro e agosto, 22.228 carros e 11.201 motos foram roubadas por criminosos, com uma maior concentração na Zona Leste da capital, próximo ao bairro Tatuapé. Os modelos mais visados são o Hyundai HB20, para carros, e a Honda CG 160, para motos. A SSP afirma ter recuperado 12.508 veículos neste ano e registra uma queda de 12,85% nos roubos e de 6,23% nos furtos em relação ao mesmo período do ano anterior.
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A Zona Leste de São Paulo concentra uma grande parte dos crimes de roubo e furto de veículos, especialmente nas áreas entre Água Rasa e Vila Matilde. Já o centro da cidade é o ponto mais vulnerável para motocicletas. De acordo com especialistas, os criminosos costumam planejar os furtos, enquanto os roubos acontecem por oportunidade. O mercado paralelo de peças e as características das ruas de São Paulo favorecem esse tipo de delito, com os criminosos focando em veículos populares com mais de cinco anos de uso, justamente os que enfrentam escassez de peças de reposição.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana anunciou que pretende aumentar o patrulhamento diário da Guarda Civil Municipal (GCM), além da instalação de 100 câmeras do programa Smart Sampa em motos da GCM e da Polícia Militar, para aumentar a vigilância. O sociólogo Marcelo Nery, coordenador do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV-USP), afirma que o roubo e o furto de veículos em São Paulo estão conectados à geografia urbana e às rotas de escoamento usadas pelos criminosos. Ele destaca que a escolha dos locais para cometer esses crimes tem relação com a facilidade de fuga e o acesso rápido a rodovias e divisas da cidade.
A SSP evita comparar os indicadores entre bairros ou distritos, alegando que cada região tem características populacionais e geográficas próprias. No entanto, especialistas consideram que esse tipo de análise é essencial para compreender como e por que o crime se distribui de maneira desigual pela cidade. A recuperação de veículos é um dos principais desafios para as autoridades, e a instalação de câmeras e o aumento do patrulhamento são algumas das medidas que podem ajudar a reduzir esses crimes.
