Ter um cachorro em casa traz benefícios surpreendentes para a saúde

Manter um cachorro em casa vai além da companhia emocional, pois estudos comprovam que a convivência com cães impacta positivamente a saúde física, emocional e social.

A rotina diária de quem compartilha a vida com um cão é transformada, estimulando o bem-estar de forma concreta. A ciência mostra que esses efeitos vão muito além do afeto, gerando mudanças mensuráveis no corpo e na mente.

O contato com um cão, seja brincando, acariciando ou apenas estando perto, estimula a liberação de ocitocina, conhecida como o “hormônio do amor”, gerando sensação de calma e diminuindo o nível de cortisol, hormônio associado ao estresse. Esses efeitos fisiológicos explicam por que os cães são usados em terapias para aliviar sintomas de ansiedade, depressão e solidão em adultos, crianças e idosos.

Conviver com cães também traz benefícios para a saúde física, como pressão arterial mais estável e menor risco de doenças cardiovasculares, devido à redução do estresse e ao aumento na prática de atividades físicas. Além disso, as caminhadas diárias com o cachorro melhoram a circulação, fortalecem o sistema cardíaco e regulam os batimentos.

As caminhadas diárias com o cão se tornam uma rotina que impulsiona a saúde física, ajudando a manter o peso, controlar glicose e prevenir doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

Sem consulta SPC/Serasa
Os 5 melhores cartões de crédito sem consulta SPC/Serasa