A OPEP+ acordou um aumento expressivo de produção de petróleo para setembro, como parte de seu plano de reconquistar participação no mercado global.
Veja também
* Você permanecerá em nosso site.
A Arábia Saudita e seus parceiros pretendem adicionar 548 mil barris por dia ao mercado no próximo mês, o que concluiria a reversão de um corte de 2,2 milhões de barris adotado por oito membros em 2023. Além disso, a cota extra introduzida gradualmente pelos Emirados Árabes Unidos também será adicionada à produção.
Essa mudança de estratégia da OPEP+ sinaliza uma guinada da política de restrição de oferta para conter os preços, passando a aumentar a produção e colocar mais barris no mercado. Isso tem ajudado a amortecer os preços de petróleo e gasolina, oferecendo algum alívio aos motoristas.
No entanto, essa política também pode levar a um aumento do superávit global de oferta projetado para o fim do ano. A OPEP+ já havia sinalizado que terminaria a recomposição dos 2,2 milhões de barris cortados e agora os operadores de mercado podem voltar sua atenção para o próximo bloco de produção paralisado, de 1,66 milhão de barris.
Essa decisão da OPEP+ pode ser um trunfo para o presidente Donald Trump, que vinha pressionando a OPEP+ para aumentar a produção e reduzir os preços. Além disso, a mudança de estratégia da OPEP+ também pode ter impactos significativos no mercado global de petróleo.