A mineradora australiana St George Mining anunciou um aumento na produção de nióbio e terras raras no Projeto Araxá, em Araxá, cidade localizada na Zona da Mata de Minas Gerais.
Veja também
* Você permanecerá em nosso site.
Novas sondagens feitas pela companhia identificaram teores de até 13,98% para terras raras e de até 7% para nióbio em intervalos longos e próximos da superfície, reforçando a qualidade da mineralização.
Além disso, a diretoria da empresa confirmou ter descoberto uma nova área com terras raras de alto teor há cerca de um quilômetro a leste do recurso atual, com indícios de volume significativo de mineração rasa.
A St George informou ainda que já iniciou novas atividades para confirmar os detalhes de continuidade e profundidade da nova descoberta.
“Esses primeiros resultados são animadores, a qualidade surpreendeu. Mostram que estamos no caminho certo para atualizar o potencial de produção do Projeto Araxá”, disse o presidente executivo da St George, John Prineas.
Leia mais
O executivo destacou que a mineração em Araxá começa na superfície e é de fácil escavação, o que favorece uma operação a céu aberto de baixo custo.
“Em um momento em que os investidores estão buscando projetos de terras raras e nióbio de qualidade, Araxá se destaca com vantagens.”
O projeto deve durar cerca de 20 anos, mas será reavaliado conforme os recursos forem ampliados.
Antes das novas sondagens, dados indicavam que os recursos no Projeto Araxá somavam 40,6 milhões de toneladas de minério – 4,13% de terras raras e 0,68% de nióbio, conforme a metodologia JORC. A companhia seguirá com os trabalhos de perfuração.
Em declarações anteriores, a St George anunciou investimentos previstos de R$2 bilhões no ativo até 2027, quando planeja iniciar a produção.
Newsletter
Newsletter
Inscrição confirmada! A partir de agora você receberá em seu e-mail o que realmente importa no mundo dos negócios. Acompanhe também em Spotify e Apple Music.
Newsletter
Leitura prazerosa, informativa e que vale cada minuto. Disponível também no Spotify
Newsletter
Inscrição confirmada! A partir de agora você receberá em seu e-mail o que realmente importa no mundo dos negócios. Acompanhe também em Spotify e Apple Music.
Tópicos relacionados
Mais em
O InvestNews é um veículo multiplataforma empenhado em oferecer jornalismo e informação útil para navegar nos mundos da economia, negócios, finanças, investimentos e tecnologia. Com foco em fornecer conteúdo de qualidade de maneira clara e breve, buscando tornar mais simples o entendimento de assuntos complexos e facilitar a vida da audiência.
AVISO: O portal www.investnews.com.br é de propriedade da Nu Brasil Serviços Ltda. (CNPJ: 46.676.214/0001-83), empresa pertencente ao Grupo Nubank. O Grupo Nubank exerce as seguintes atividades: instituição de pagamentos, corretora de valores, gestora de recursos de terceiros, plataforma de criptoativos, sociedade de crédito, financiamento e investimento, entre outras. Os conteúdos e opiniões veiculados são independentes e elaborados com informações públicas, não sofrendo influência de qualquer tipo das áreas técnicas ou comerciais do grupo, sendo produzidos conforme os juízos de valores e convicções da equipe jornalística do portal. Os conteúdos disponibilizados no IN são meramente jornalísticos e/ou informacionais e não devem ser interpretados como recomendações de investimentos, de compra ou venda de valores mobiliários ou análises exclusivas ao exercício de analistas de valores mobiliários. A Nu Brasil Serviços Ltda. não se responsabiliza por decisões de investimentos tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer perdas, danos e/ou prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização dos materiais ou seu conteúdo.
© 2025 InvestNews. Todos os direitos reservados.