O mercado de renda fixa enfrenta uma oportunidade histórica em títulos indexados à inflação, com taxas de juros reais ao redor de 7% ao ano, consideradas “black friday” dos títulos IPCA+.

Essa taxa, embora já tenha sido maior em um passado recente, é significativamente alta em comparação à média histórica de 4,5% acima da inflação. Isso significa que os investidores podem ter uma oportunidade única de aplicar seu dinheiro em títulos públicos e privados que pagam a variação do IPCA mais uma parcela de juro real.

Um exemplo prático: ao aplicar R$ 10 mil em um título com vencimento em 2040, o investidor pode ter R$ 27,2 mil em dinheiro de hoje ao fim de 15 anos, o que significa que o poder de compra praticamente triplicará. É importante notar que o valor nominal será maior, mas o valor real é o que importa.

A simulação de três títulos IPCA+ disponíveis no Tesouro Direto mostra a discrepância dos valores, que vem da magia dos juros compostos. Quanto mais longo o título, mais essa magia age. No entanto, é importante alertar que esses títulos podem ter altos riscos e, portanto, não são recomendados para investidores que não toleram riscos.

É fundamental ter cautela e avaliar cuidadosamente as oportunidades de investimento antes de aplicar seu dinheiro. É importante lembrar que a rentabilidade histórica não é garantia de rentabilidade futura e que os investimentos devem ser feitos com cuidado e conhecimento.

Sem consulta SPC/Serasa
Os 5 melhores cartões de crédito sem consulta SPC/Serasa
×
Crédito para negativados
Cartão de crédito para negativado: conheça os top 5 disponíveis
Exit mobile version