O tenista brasileiro João Fonseca fez um jogo duro contra o espanhol Carlos Alcaraz, número 1 do ranking da ATP, mas foi superado por 2 a 1 (7/5, 3/6 e 10/8) em partida disputada nesta segunda-feira (8) no Miami Invitational, torneio de exibição realizado na Flórida, Estados Unidos. O confronto, que deve ser o primeiro de muitos entre os dois no circuito, mostrou um jogo equilibrado, com ambos os tenistas apostando em potência e jogadas de efeito. Alcaraz confirmou seu serviço no momento decisivo e venceu o primeiro set por 7/5. No segundo set, Fonseca quebrou o saque do espanhol e rapidamente abriu 5/0, evitando o “pneu” e fechando a parcial em 6/3. A decisão ficou para o super tie-break, que Alcaraz venceu por 10-8.
Veja também
* Você permanecerá em nosso site.
Fonseca, de 19 anos, mostrou um desempenho impressionante, principalmente no segundo set, onde dominou o jogo e fechou a parcial com facilidade. No entanto, Alcaraz demonstrou sua habilidade em super tie-break, recuperando-se de uma desvantagem de 5 a 0 e fechando o set em 10-8. O espanhol, que é considerado um dos melhores tenistas do mundo, também mostrou sua habilidade em jogar com potência e efeito, o que deu trabalho para Fonseca durante todo o jogo. Apesar da derrota, o brasileiro pode tirar lições importantes desse confronto, principalmente em relação à sua preparação para a temporada 2026 da ATP.
O Miami Invitational é um torneio de exibição que serve como preparação para os tenistas antes da temporada oficial. Para Fonseca, esse torneio foi uma oportunidade de ganhar experiência e se preparar para seu primeiro torneio oficial, o ATP 250 de Brisbane, na Austrália, que começa em 29 de dezembro. Além disso, o brasileiro também participou de um super tie-break de duplas mistas ao lado da americana Amanda Anisimova, enfrentando Alcaraz e Jessica Pegula, onde a dupla do espanhol venceu por 10/8. A americana Anisimova havia superado Pegula por 6/2 e 7/5 na abertura do torneio.
O confronto entre Fonseca e Alcaraz é um indicativo de que o brasileiro pode ter um futuro promissor no tênis. Com uma ATP cada vez mais competitiva, Fonseca precisará manter seu nível de jogo alto para se destacar. A próxima oportunidade para Fonseca será no ATP 250 de Brisbane, onde ele buscará fazer um bom resultado e ganhar mais experiência no circuito profissional. A partida contra Alcaraz foi um bom teste para o brasileiro, que agora seguirá com sua preparação para a temporada 2026.
