Neste sábado, 6, começa em São Paulo a nova temporada do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, com a etapa nacional sendo oficialmente chamada de E-Prix Google Cloud de São Paulo de 2025. A parceria entre a Fórmula E e o Google Cloud vai além do nome, utilizando os recursos de computação em nuvem do Google para impulsionar a missão do campeonato de redefinir o automobilismo e as corridas elétricas por meio de sua tecnologia, incluindo a plataforma de IA pronta para empresas do Google Cloud, Vertex AI e Gemini. A união plurianual foi anunciada na última temporada da Fórmula E e tem como objetivo demonstrar o potencial da IA para gerar um impacto positivo.
A Fórmula E é o primeiro campeonato mundial totalmente elétrico da FIA e o único esporte com plano certificado para emissões líquida zero. Criada em 2014, a modalidade ainda está longe de reunir a quantidade de fãs de outras categorias, como a Fórmula 1, mas seu caráter inovador traz vantagens. Com o uso da tecnologia do Google Cloud, o campeonato busca integrar dados e melhorar a experiência do fã. Um novo “Agente de Estratégia”, criado com o Google Gemini, será integrado às transmissões ao vivo, fornecendo dados, previsões e explicações personalizadas à medida que as corridas se desenrolam. A executiva do Google Cloud Brasil, Milena Leal, afirma que a parceria é muito relevante e bastante estratégica sob o ponto de vista da conexão entre o propósito, a sustentabilidade, o uso da tecnologia e a inteligência artificial.
A etapa de São Paulo é uma das mais importantes do campeonato, com o circuito de rua sendo montado na cidade. O CTIO da Formula E, Dan Cherowbrier, destaca a dificuldade de criar um gêmeo digital da corrida devido às mudanças nos circuitos a cada ano, mas afirma que a IA pode combinar informações como o GPS dos carros e outros dados coletados para criar uma réplica digital rapidamente. A parceria com o Google Cloud visa impulsionar a inovação no esporte, utilizando a tecnologia para melhorar a experiência do fã e reduzir o impacto ambiental. Com a nova temporada começando, os fãs podem esperar uma experiência mais imersiva e interativa, com a tecnologia do Google Cloud sendo usada para melhorar a transmissão e a análise das corridas.
A nova fase do campeonato traz expectativas para o futuro do automobilismo elétrico. Com a continuidade da parceria entre a Fórmula E e o Google Cloud, o esporte pode se beneficiar da inovação tecnológica para melhorar a experiência do fã e reduzir o impacto ambiental. A temporada de 2025 será um importante capítulo na história do campeonato, com a etapa de São Paulo sendo um dos principais eventos. O sucesso da parceria pode abrir caminho para novas colaborações entre o esporte e a tecnologia, impulsionando a inovação e a sustentabilidade no automobilismo.
