Horta caseira é o novo xodó de quem quer mais saúde e sustentabilidade. A prática de cultivar hortaliças e temperos em casa ou apartamento vem ganhando espaço entre os que desejam ter mais controle sobre sua alimentação e conectar-se com a natureza, mesmo em meio à rotina urbana.
Veja também
* Você permanecerá em nosso site.
O interesse pelo cultivo doméstico aumentou nos últimos anos, principalmente devido à busca por alimentos frescos e livres de produtos químicos. Além disso, a horta caseira pode se tornar uma atividade educativa e relaxante, envolvendo todos os moradores e promovendo hábitos mais sustentáveis.
Para montar uma horta em casa ou apartamento, é fundamental observar a incidência de luz solar no ambiente. Plantas comestíveis precisam de pelo menos quatro horas de sol direto por dia. Locais como sacadas, varandas, janelas amplas e até corredores bem iluminados podem ser aproveitados para acomodar vasos e jardineiras.
Em apartamentos, é comum utilizar suportes verticais, prateleiras ou painéis, que ajudam a otimizar o espaço. Além disso, é possível aproveitar paredes internas e outros cantos do lar para criar um ambiente verde e produtivo.
Com criatividade e alguns cuidados, é possível cultivar uma variedade de plantas em pequenos espaços, desde temperos até hortaliças, e desfrutar dos benefícios de uma horta caseira, como a produção de alimentos frescos e saudáveis, a redução de gastos com mercado e a promoção de hábitos mais sustentáveis.