A Eve Air Mobility, empresa controlada pela Embraer, assinou um memorando de entendimento (MoU) com a Aerosolutions e a Bluenest by Globalvia para a potencial aquisição de até 50 aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL) na Costa Rica.
Veja também
* Você permanecerá em nosso site.
A parceria prevê a compra dessas aeronaves, que serão utilizadas para oferecer serviços de transporte aéreo mais seguros, sustentáveis e eficientes no país. Além disso, a Aerosolutions, responsável pelo desenvolvimento da operadora Aeros Electric Airlines, e a Bluenest by Globalvia, braço de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) da Globalvia e operadora de vertiportos, também terão acesso ao portfólio completo de serviços TechCare da Eve.
A operação comercial dos eVTOL da Eve está prevista para 2027, e a colaboração terá foco inicial na região do Pacífico, no noroeste da Costa Rica, conectando aeroportos a resorts e destinos ecológicos por meio de rotas entre 20 e 50 quilômetros. Segundo o presidente-executivo da Eve, a parceria “representa um avanço estratégico para viabilizar uma mobilidade aérea mais segura, sustentável e eficiente na Costa Rica”.
Os eVTOL da Eve têm capacidade para um piloto e quatro passageiros, e a tecnologia utilizada permite uma redução significativa de congestionamentos e fortalece a posição do país como referência em ecoturismo. A Eve já soma cerca de 2,8 mil intenções de compra de seus veículos, que somam US$ 8,6 bilhões.
A parceria é um importante passo para a Eve, que busca estabelecer-se como líder no mercado de mobilidade aérea elétrica, e para a Costa Rica, que busca consolidar sua posição como destino ecoturístico.