Efeito Nutella: Depois do azeite e do café, chegou a vez da inflação da avelã
Veja também
* Você permanecerá em nosso site.
A crise de oferta de avelãs, um ingrediente fundamental para a produção de chocolate, especialmente para a famosa pasta Nutella, está prestes a atingir o mercado. Isso ocorre após uma geada de primavera severa na Turquia, que responde por cerca de 65% da produção global de avelãs. Os preços no atacado na Turquia subiram cerca de 30% desde abril e devem continuar subindo.
A flutuação nos preços e na oferta de avelãs turcas afeta todo o mercado global. Embora haja oferta alternativa disponível de produtores menores como Itália, EUA e Chile, não é suficiente para compensar o domínio da Turquia.
A maior compradora mundial de avelãs, a italiana Ferrero, fabricante da Nutella, é quem mais será afetada por essa crise. A empresa consome cerca de um quarto da safra turca para produzir seus produtos.
A crise de oferta de avelãs soma-se às recentes crises de oferta de azeite, cacau e café, o que pode gerar um efeito cascata nos preços dos produtos alimentícios.
A falta de avelãs pode levar a uma escassez de produtos que utilizam esse ingrediente, como a pasta de chocolate Nutella, fazendo com que os consumidores sinta o impacto na forma de preços mais altos.