Conheça os segredos para fazer sua ameixeira crescer forte e dar muitos frutos.
Veja também
* Você permanecerá em nosso site.
A ameixeira é uma árvore frutífera de clima temperado e subtropical, conhecida pelos frutos suculentos, doces e levemente ácidos. Os frutos são ricos em vitaminas A, C, potássio, fibras e antioxidantes e são muito consumidos in natura, em compotas, doces e sucos.
O cultivo da ameixeira é relativamente simples e, com os cuidados corretos, é possível ter uma árvore produtiva no quintal, sítio ou até em vasos grandes. A ameixeira desenvolve-se melhor em solos ricos em nutrientes, com pH entre 6,0 e 7,0 e boa drenagem.
Para cultivar uma ameixeira saudável, é importante plantar a árvore em um local com sol pleno e proteção contra ventos fortes. Em vasos, use um recipiente com mínima 70 cm de profundidade e 70 cm de diâmetro, com ótima drenagem. O plantio deve ser feito de maio a agosto, período em que a planta está em dormência, ou até setembro, desde que haja irrigação regular.
A melhor opção para plantar uma ameixeira é usar mudas enxertadas, que são mais produtivas e garantem as características da variedade. Além disso, é importante lembrar que a ameixeira tem autoincompatibilidade, ou seja, precisa de outra variedade compatível próxima para garantir a polinização e a produção de frutos.