Um ciclone severo está previsto para atingir o Rio Grande do Sul entre terça-feira (9) e quarta-feira (10), de acordo com a MetSul Meteorologia. A formação do ciclone pode trazer tempestades severas e ventos intensos, afetando várias regiões do país ao longo da semana. Os estados do Sul devem ter acumulados de chuva acima de 50 mm em poucas horas, podendo chegar a 200 mm nos locais mais próximos ao vórtice do ciclone. As rajadas de vento podem chegar a 100 km/h, o que pode causar impactos significativos na região.
As condições climáticas atuais, com pressão atmosférica aquecida, semelhantes às de verão, formam uma “combinação explosiva” e de “altíssimo risco” de tempo severo. Essa combinação pode afetar não apenas o Rio Grande do Sul, mas também outros estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste. A MetSul Meteorologia alerta que tempestades são esperadas nessas regiões, com possibilidade de temporais, ventos e até granizo. Além disso, há risco de supercélulas avançarem trazendo vendavais intensos.
Em razão do quadro climático previsto, os estados do Sul devem se preparar para acumulados significativos de chuva e ventos intensos. Os moradores devem estar atentos a possíveis atualizações das previsões e seguir as orientações das autoridades locais. A possibilidade de ocorrências de tempo severo também é uma preocupação para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, onde os moradores também devem estar preparados para mudanças bruscas no tempo.
A previsão da MetSul Meteorologia indica que o ciclone pode ter implicações significativas para várias regiões do país. Com a possibilidade de tempestades severas e ventos intensos, é fundamental que as autoridades e a população em geral estejam preparadas para lidar com os impactos potenciais. Até o momento, não há informações sobre medidas específicas de contingência, mas a expectativa é de que as autoridades locais tomem as devidas providências para minimizar os efeitos do ciclone.
