Chinesa LandSpace lança foguete a metano e desafia americanas SpaceX e Blue Origin

A Chinesa LandSpace Tecnology lança uma versão aprimorada do primeiro foguete que usa o gás metano como combustível, desafiando a hegemonia dos foguetes privados da SpaceX e Blue Origin nos EUA.

O foguete a metano lançou seis satélites em órbita, marcando uma corrida que venceu as gigantes americanas. O metano, um combustível mais limpo e barato, é uma grande aposta das empresas do setor, pois pode ajudar a desenvolver foguetes reutilizáveis e implementar redes de satélites para acesso à internet.

No curto prazo, a China planeja enviar ao espaço constelações de satélites comerciais, com serviços que vão de internet de alta velocidade para aeronaves ao rastreamento de carregamentos de carvão. Empresas interessadas em fornecer serviços de sensoriamento remoto e comunicação estão entre os potenciais clientes domésticos desses nanossatélites.

O foguete transportador Zhuque-2E Y2 decolou do Centro de Lançamento, marcando um marco importante para a indústria espacial chinesa. A LandSpace Tecnology se torna uma concorrente forte para as gigantes americanas SpaceX e Blue Origin.

Além disso, a tecnologia de metano pode ajudar a implementar redes de satélites para acesso à internet, como alternativa à Starlink, do bilionário Elon Musk.

Sem consulta SPC/Serasa
Os 5 melhores cartões de crédito sem consulta SPC/Serasa