A China anunciou que vai impor tarifas antidumping sobre um tipo de plástico industrial importado, uma medida que faz parte do arsenal do país para enfrentar a guerra comercial com os EUA.

As tarifas podem alcançar até 74,9% sobre as importações de copolímeros POM, um tipo de plástico de engenharia, dos Estados Unidos, da União Europeia, do Japão e de Taiwan. Esses plásticos podem substituir parcialmente metais como cobre e zinco e têm várias aplicações, inclusive em autopeças, eletrônicos e equipamentos médicos.

A decisão do Ministério do Comércio encerra uma investigação iniciada em maio de 2024, após os EUA aumentarem drasticamente as tarifas sobre veículos elétricos chineses, chips de computador e outras importações. Em janeiro, o ministério havia determinado a ocorrência de dumping e implementado medidas antidumping preliminares na forma de um depósito a partir de 24 de janeiro.

A medida da China é uma resposta às ações comerciais tomadas por outros países. Em janeiro, os EUA aumentaram as taxas sobre o aço, o alumínio, veículos elétricos, células solares e outros produtos chineses. A Turquia aumentou os impostos sobre os VEs chineses, enquanto o Paquistão aumentou as tarifas sobre artigos de papelaria e borracha chineses.

Outros países também abriram investigações antidumping para verificar se os produtos chineses estão sendo vendidos abaixo do valor justo. A medida da China é mais uma arma no arsenal do país para enfrentar a guerra comercial.

Sem consulta SPC/Serasa
Os 5 melhores cartões de crédito sem consulta SPC/Serasa