Endividada e pressionada a simplificar o portfólio, a Raízen decidiu encerrar sua participação no Grupo Nós, joint venture com a mexicana Femsa que operava os mercados Oxxo no Brasil. A decisão foi anunciada em comunicado ao mercado na CVM.
Veja também
* Você permanecerá em nosso site.
O projeto, que nasceu em 2019 com o objetivo de abrir 5 mil lojas, só acumulou prejuízos e se tornou alvo de críticas do mercado por desviar o foco da companhia de energia.
Pelo acordo, a Raízen ficará com 1.256 lojas Shell Select e Shell Café, que seguirá expandindo via franquias integradas à rede de postos Shell. Já a Femsa assumirá 611 unidades Oxxo e o centro de distribuição de Cajamar (SP), incluindo dívidas e caixa da operação. Não haverá pagamento entre as partes, apenas a troca de participações.
Leia mais
O movimento é visto como um alívio: desde 2020, quando o Oxxo entrou no portfólio, a operação queima caixa para sustentar a expansão acelerada. Apesar da promessa de escala, o modelo nunca convenceu especialistas e investidores.
A transação ainda depende do aval do Cade. Para a Raízen, trata-se de um passo para reduzir distrações e focar na oferta integrada de energia e conveniência em sua rede Shell.
Newsletter
Newsletter
Inscrição confirmada! A partir de agora você receberá em seu e-mail o que realmente importa no mundo dos negócios. Acompanhe também em Spotify e Apple Music.
Newsletter
Leitura prazerosa, informativa e que vale cada minuto. Disponível também no Spotify
Newsletter
Inscrição confirmada! A partir de agora você receberá em seu e-mail o que realmente importa no mundo dos negócios. Acompanhe também em Spotify e Apple Music.
Tópicos relacionados
Mais em
O InvestNews é um veículo multiplataforma empenhado em oferecer jornalismo e informação útil para navegar nos mundos da economia, negócios, finanças, investimentos e tecnologia. Com foco em fornecer conteúdo de qualidade de maneira clara e breve, buscando tornar mais simples o entendimento de assuntos complexos e facilitar a vida da audiência.
AVISO: O portal www.investnews.com.br é de propriedade da Nu Brasil Serviços Ltda. (CNPJ: 46.676.214/0001-83), empresa pertencente ao Grupo Nubank. O Grupo Nubank exerce as seguintes atividades: instituição de pagamentos, corretora de valores, gestora de recursos de terceiros, plataforma de criptoativos, sociedade de crédito, financiamento e investimento, entre outras. Os conteúdos e opiniões veiculados são independentes e elaborados com informações públicas, não sofrendo influência de qualquer tipo das áreas técnicas ou comerciais do grupo, sendo produzidos conforme os juízos de valores e convicções da equipe jornalística do portal. Os conteúdos disponibilizados no IN são meramente jornalísticos e/ou informacionais e não devem ser interpretados como recomendações de investimentos, de compra ou venda de valores mobiliários ou análises exclusivas ao exercício de analistas de valores mobiliários. A Nu Brasil Serviços Ltda. não se responsabiliza por decisões de investimentos tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer perdas, danos e/ou prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização dos materiais ou seu conteúdo.
© 2025 InvestNews. Todos os direitos reservados.