A Braskem comunicou nesta segunda-feira (8) que sua subsidiária mexicana, a Braskem Idesa, contratou o banco Lazard para revisar sua estrutura de capital e opções de liquidez. A companhia não especifica que tipo de operação está em estudo — como um aumento de capital ou a entrada de um novo sócio estratégico.

Segundo a Braskem, o objetivo é “explorar alternativas econômicas e financeiras para preservar a saúde financeira do negócio, em meio a um cenário macro adverso”. A empresa atribui a decisão à queda na demanda e ao aumento do custo de matérias-primas. Atualmente, a subsidiária está com uma alavancagem de 10,2 vezes a dívida líquida pelo Ebitda, um patamar extremamente elevado.

Leia também:

A reestruturação ocorre em um momento de pressão global sobre a indústria petroquímica — especialmente no México, onde o histórico da Braskem Idesa é marcado por instabilidades contratuais e geopolíticas. A joint venture com o Grupo Idesa opera um megacomplexo petroquímico em Veracruz, com capacidade para 1 milhão de toneladas anuais de polietileno. A planta depende do fornecimento de etano pela estatal Pemex, cuja produção tem oscilado nos últimos anos.

A Braskem Idesa é também uma das unidades mais alavancadas do grupo. A dívida líquida da unidade — originalmente estruturada com garantias do BNDES e de bancos multilaterais — soma hoje cerca de US$ 2,1 bilhões, o equivalente a quase 30% da dívida bruta consolidada da companhia.

Mesmo com lucro operacional (Ebitda) positivo, a unidade mexicana ainda enfrenta dificuldades para gerar caixa suficiente e amortizar o passivo de forma relevante.

O movimento ocorre em paralelo à incerteza sobre o futuro controle da Braskem no Brasil, com a gestora IG4 e o empresário Nelson Tanure disputando o comando da companhia.

Newsletter

Newsletter

Inscrição confirmada! A partir de agora você receberá em seu e-mail o que realmente importa no mundo dos negócios. Acompanhe também em Spotify e Apple Music.

Newsletter

Leitura prazerosa, informativa e que vale cada minuto. Disponível também no Spotify

Newsletter

Inscrição confirmada! A partir de agora você receberá em seu e-mail o que realmente importa no mundo dos negócios. Acompanhe também em Spotify e Apple Music.

Tópicos relacionados

O InvestNews publica conteúdos de finanças e economia do Brasil e do mundo por meio de sua equipe de jornalistas e editores. Cobertura completa sobre o mercado financeiro, bolsa de valores e investimentos, entrevistas, análises, recomendações de carteiras, jornalismo de credibilidade, que faz os assuntos que mexem com o seu bolso ganharem mais sentido.

Mais em
Negócios

O InvestNews é um veículo multiplataforma empenhado em oferecer jornalismo e informação útil para navegar nos mundos da economia, negócios, finanças, investimentos e tecnologia. Com foco em fornecer conteúdo de qualidade de maneira clara e breve, buscando tornar mais simples o entendimento de assuntos complexos e facilitar a vida da audiência.

AVISO: O portal www.investnews.com.br é de propriedade da Nu Brasil Serviços Ltda. (CNPJ: 46.676.214/0001-83), empresa pertencente ao Grupo Nubank. O Grupo Nubank exerce as seguintes atividades: instituição de pagamentos, corretora de valores, gestora de recursos de terceiros, plataforma de criptoativos, sociedade de crédito, financiamento e investimento, entre outras. Os conteúdos e opiniões veiculados são independentes e elaborados com informações públicas, não sofrendo influência de qualquer tipo das áreas técnicas ou comerciais do grupo, sendo produzidos conforme os juízos de valores e convicções da equipe jornalística do portal. Os conteúdos disponibilizados no IN são meramente jornalísticos e/ou informacionais e não devem ser interpretados como recomendações de investimentos, de compra ou venda de valores mobiliários ou análises exclusivas ao exercício de analistas de valores mobiliários. A Nu Brasil Serviços Ltda. não se responsabiliza por decisões de investimentos tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer perdas, danos e/ou prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização dos materiais ou seu conteúdo.

© 2025 InvestNews. Todos os direitos reservados.

Sem consulta SPC/Serasa
Os 5 melhores cartões de crédito sem consulta SPC/Serasa
×
Crédito para negativados
Cartão de crédito para negativado: conheça os top 5 disponíveis
Exit mobile version