O ex-economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI) e atual professor de Harvard, Kenneth Rogoff, alerta que a dominância do dólar não está mais garantida. Em seu novo livro, “Our Dollar, Your Problem”, Rogoff argumenta que a ascensão da China, as tensões geopolíticas e a crescente influência das criptomoedas estão desgastando a posição do dólar no cenário global.

Rogoff destaca que o dólar se tornou mais dominante do que qualquer outra moeda jamais foi, mas agora está começando a se desgastar nas bordas. Ele cita o exemplo do renminbi, que se desvinculou do dólar, e o euro, que tem uma presença maior desde há uma década.

No livro, Rogoff inclui um capítulo sobre criptomoedas, que considera que estão aqui para ficar. Ele não vê mais as criptomoedas como uma moda passageira, mas sim como uma parte do futuro da economia global. Segundo ele, a economia “subterrânea” já foi dominada pelo bitcoin.

Rogoff também destaca que as moedas digitais estão desafiando a hegemonia do dólar. Ele argumenta que a ascensão da China e as tensões geopolíticas estão criando um ambiente propício para a expansão das criptomoedas.

Em resumo, o ex-diretor do FMI alerta que a dominância do dólar está em declínio e que as criptomoedas estão se tornando uma força importante na economia global.

Sem consulta SPC/Serasa
Os 5 melhores cartões de crédito sem consulta SPC/Serasa