O Banco Central anunciou nesta segunda-feira um novo serviço para mitigar fraudes relacionadas a aberturas e manejo de contas bancárias, permitindo que as pessoas informem ao Sistema Financeiro Nacional que não desejam abrir novas contas.
Veja também
* Você permanecerá em nosso site.
O novo serviço busca evitar a abertura de contas fraudulentas, com identidade falsa, ou a inclusão de um novo titular em contas conjuntas ou de novos responsáveis em contas de pessoas jurídicas. O sistema permitirá que as pessoas informem, de forma facultativa, que não desejam abrir novas contas corrente, de poupança ou de pagamento, e essa informação poderá ser revertida a qualquer momento.
O mecanismo mostrará as ativações e as desativações realizadas, bem como as consultas feitas por instituições financeiras sobre a possibilidade de abertura de novas contas. As instituições financeiras deverão consultar obrigatoriamente a base de dados antes de concluir o processo de abertura de novas contas.
Além disso, o serviço permitirá que as pessoas consultem se há recursos esquecidos em instituições financeiras. Esse recurso buscará facilitar o resgate de “dinheiro esquecido em bancos.
O novo serviço será oferecido a partir de dezembro deste ano e busca evitar fraudes e facilitar a gestão de contas bancárias.