Ataques de Trump contra o Irã deixam mercado de petróleo em alerta para disparada
Veja também
* Você permanecerá em nosso site.
Os EUA realizaram ataques aéreos contra as três principais instalações nucleares do Irã, o que pode provocar uma disparada nos preços do petróleo no mercado. A ação aumentou as tensões em uma região responsável por um terço da produção mundial de petróleo, fazendo com que os traders se preparem para uma possível alta nos preços.
No momento, o petróleo já acumula uma alta de 11% desde que Israel atacou o Irã há uma semana, com oscilações bruscas de alta e baixa de um dia para o outro. A expectativa é que o rali recomece na segunda-feira, após a ofensiva dos EUA aumentar as tensões na região.
Até agora, não há sinais concretos de interrupção dos fluxos de petróleo da região, e as exportações iranianas até cresceram desde o início dos ataques de Israel, em 13 de junho. No entanto, os traders esperam uma alta nos preços logo na abertura do mercado, e apenas um impacto real na oferta manteria os preços elevados.
A bola agora está com o Irã, que precisa decidir como retaliar contra os EUA. A escolha do rumo da retaliação vai determinar a direção dos preços do petróleo. Uma das principais preocupações dos traders é o risco de interrupção no Estreito de Ormuz, um ponto de passagem marítimo crucial para o transporte de petróleo.
O próximos passos do Irã vão determinar se a alta nos preços do petróleo será sustentada ou não. Os traders estão atentos para qualquer movimento que possa afetar a oferta de petróleo e, consequentemente, os preços no mercado.