Os Estados Unidos aprovaram exportações de chips da Nvidia para os Emirados Árabes Unidos, um passo inicial na implementação de um controverso acordo que poderia servir como um modelo para a estratégia americana de inteligência artificial.

O Escritório de Indústria e Segurança do Departamento de Comércio emitiu recentemente licenças de exportação da Nvidia sob os termos de um acordo bilateral de IA firmado em maio. A infromação é de pessoas familiarizadas com o assunto, que pediram anonimato ao discutir um assunto delicado.

A aprovação veio depois que os Emirados Árabes Unidos estabeleceram planos concretos para um montante recíproco de investimento em solo americano, disse uma autoridade dos EUA. A autoridade não especificou o valor exato das remessas de chips aprovadas e do investimento dos Emirados.

Um representante dos Emirados Árabes Unidos não respondeu a um pedido de comentário, e a Nvidia também não quis comentar. “O Departamento de Comércio está totalmente comprometido com o acordo de parceria transformadora de IA entre os EUA e os Emirados Árabes Unidos”, disse um porta-voz.

As licenças marcam as primeiras autorizações para vendas de chips de IA da Nvidia para a nação do Golfo desde que o presidente americano Donald Trump assumiu o cargo.

Leia mais

As licenças são um sinal tangível de progresso em um acordo anunciado há quase cinco meses, centrado em um enorme data center de cinco gigawatts na capital do país do Golfo, que conta com a OpenAI como locatária principal.

O acordo tem sido fonte de significativa indignação em Washington, onde alguns funcionários do governo Trump e do Capitólio questionaram a sensatez de construir um local tão grande fora dos EUA, especialmente em um lugar onde Pequim estabeleceu laços comerciais e econômicos significativos.

A obtenção das autorizações é uma das principais prioridades dos Emirados Árabes Unidos, onde algumas autoridades estão frustradas com o que consideram um ritmo lento de aprovações dos EUA. A IA está entre as principais prioridades para a nação do Golfo, que está gastando muito em infraestrutura no país e no exterior.

A base do acordo de IA é uma promessa dos Emirados de investir uma quantia impressionante de US$ 1,4 trilhão em solo americano nos próximos dez anos, uma promessa que a nação do Golfo não divulgou em quais projetos específicos o dinheiro será aplicado.

Os EUA, entretanto, planejavam aprovar até 500.000 chips avançados de IA americanos anualmente, com um quinto previsto para o gigante da IA de Abu Dhabi, o G42.

O lote inicial de licenças não inclui nenhum chip para o G42, que está em parceria com a OpenAI em um campus na capital dos Emirados Árabes Unidos, de acordo com as fontes. O G42 não respondeu a um pedido de comentário.

Não está claro quando licenças adicionais poderão ser emitidas, disseram as fontes. Elas acrescentaram que isso dependerá, em parte, de como os planos específicos de investimento dos Emirados Árabes Unidos se desenvolverem. Pelo acordo, os Emirados, ricos em petróleo, igualarão em investimento o que receberem em remessas de chips, dólar por dólar.

Newsletter

Newsletter

Inscrição confirmada! A partir de agora você receberá em seu e-mail o que realmente importa no mundo dos negócios. Acompanhe também em Spotify e Apple Music.

Newsletter

Leitura prazerosa, informativa e que vale cada minuto. Disponível também no Spotify

Newsletter

Inscrição confirmada! A partir de agora você receberá em seu e-mail o que realmente importa no mundo dos negócios. Acompanhe também em Spotify e Apple Music.

Tópicos relacionados

Plataforma global de notícias sobre negócios, economia e mercado financeiro, com 2.700 jornalistas espalhados por 120 países.

Mais em
Negócios

O InvestNews é um veículo multiplataforma empenhado em oferecer jornalismo e informação útil para navegar nos mundos da economia, negócios, finanças, investimentos e tecnologia. Com foco em fornecer conteúdo de qualidade de maneira clara e breve, buscando tornar mais simples o entendimento de assuntos complexos e facilitar a vida da audiência.

AVISO: O portal www.investnews.com.br é de propriedade da Nu Brasil Serviços Ltda. (CNPJ: 46.676.214/0001-83), empresa pertencente ao Grupo Nubank. O Grupo Nubank exerce as seguintes atividades: instituição de pagamentos, corretora de valores, gestora de recursos de terceiros, plataforma de criptoativos, sociedade de crédito, financiamento e investimento, entre outras. Os conteúdos e opiniões veiculados são independentes e elaborados com informações públicas, não sofrendo influência de qualquer tipo das áreas técnicas ou comerciais do grupo, sendo produzidos conforme os juízos de valores e convicções da equipe jornalística do portal. Os conteúdos disponibilizados no IN são meramente jornalísticos e/ou informacionais e não devem ser interpretados como recomendações de investimentos, de compra ou venda de valores mobiliários ou análises exclusivas ao exercício de analistas de valores mobiliários. A Nu Brasil Serviços Ltda. não se responsabiliza por decisões de investimentos tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer perdas, danos e/ou prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização dos materiais ou seu conteúdo.

© 2025 InvestNews. Todos os direitos reservados.

Sem consulta SPC/Serasa
Os 5 melhores cartões de crédito sem consulta SPC/Serasa