As ações do Mercado Livre (MELI34 na B3; MELI na Nasdaq) fecharam o pregão de hoje em baixa depois da informação de que a Amazon reforçou a sua presença no segmento de entregas no Brasil, por meio da aquisição da colombiana Rappi. Por aqui, o BDR – um “recibo” lastreado na ação negociada nos EUA – terminou o dia com queda de 2,03%, enquanto o papel na Nasdaq cedeu um pouco mais, em 3%. Mas a queda chegou a ser de mais de 4% na B3 e de 5% na bolsa americana assim que a notícia foi divulgada.
Veja também
* Você permanecerá em nosso site.
A performance dos papéis responde a um ajuste nas carteiras dos investidores pela preocupação com o aumento da concorrência no setor – os papéis começaram a cair assim que a notícia foi veiculada. A parceria com a Rappi permitirá que a empresa explore as redes de logística e computação em nuvem da Amazon, segundo informações da Bloomberg, e conta com um investimento inicial de US$ 25 milhões.
LEIA MAIS
O anúncio vem na sequência da entrada do Mercado Livre, no começo de setembro, no setor de varejo farmacêutico brasileiro por meio da compra da Target, nome fantasia da Cuidamos Farma Ltda., localizada no Jabaquara, zona sul de São Paulo. Além disso, a companhia vem realizando investimentos em logística na América Latina para ganhar espaço no disputado mercado de e-commerce.
Em relatório divulgado hoje, os analistas do Itaú BBA destacam que os resultados de curto prazo da MELI devem sofrer pressão justamente dos investimentos em logística, devido ao menor limite de frete grátis e à redução nas taxas de frete. Em outras regiões, como na Argentina, o ambiente macroeconômico também está criando obstáculos para as operações, com taxas de juros mais altas e a desaceleração do crescimento do crédito ao consumidor.
“Embora esses investimentos provavelmente fortaleçam a posição de mercado da MELI no longo prazo (acreditamos que eles estão fazendo o que precisa ser feito), os primeiros impactos devem reduzir os números de curto prazo”, diz o relatório.
Newsletter
Newsletter
Inscrição confirmada! A partir de agora você receberá em seu e-mail o que realmente importa no mundo dos negócios. Acompanhe também em Spotify e Apple Music.
Newsletter
Leitura prazerosa, informativa e que vale cada minuto. Disponível também no Spotify
Newsletter
Inscrição confirmada! A partir de agora você receberá em seu e-mail o que realmente importa no mundo dos negócios. Acompanhe também em Spotify e Apple Music.
Tópicos relacionados
Mais em
O InvestNews é um veículo multiplataforma empenhado em oferecer jornalismo e informação útil para navegar nos mundos da economia, negócios, finanças, investimentos e tecnologia. Com foco em fornecer conteúdo de qualidade de maneira clara e breve, buscando tornar mais simples o entendimento de assuntos complexos e facilitar a vida da audiência.
AVISO: O portal www.investnews.com.br é de propriedade da Nu Brasil Serviços Ltda. (CNPJ: 46.676.214/0001-83), empresa pertencente ao Grupo Nubank. O Grupo Nubank exerce as seguintes atividades: instituição de pagamentos, corretora de valores, gestora de recursos de terceiros, plataforma de criptoativos, sociedade de crédito, financiamento e investimento, entre outras. Os conteúdos e opiniões veiculados são independentes e elaborados com informações públicas, não sofrendo influência de qualquer tipo das áreas técnicas ou comerciais do grupo, sendo produzidos conforme os juízos de valores e convicções da equipe jornalística do portal. Os conteúdos disponibilizados no IN são meramente jornalísticos e/ou informacionais e não devem ser interpretados como recomendações de investimentos, de compra ou venda de valores mobiliários ou análises exclusivas ao exercício de analistas de valores mobiliários. A Nu Brasil Serviços Ltda. não se responsabiliza por decisões de investimentos tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer perdas, danos e/ou prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização dos materiais ou seu conteúdo.
© 2025 InvestNews. Todos os direitos reservados.