Manter o hábito de tomar café nos mesmos horários é uma prática comum entre os brasileiros, mas poucos sabem como isso afeta o corpo e a mente.

Tomar café em horários fixos está ligado à tentativa de criar uma rotina estável, especialmente para quem busca manter níveis constantes de energia. O organismo se acostuma à presença regular da cafeína, tornando mais previsíveis as respostas do corpo à substância.

Essa prática costuma ocorrer em momentos específicos do dia, como no início das manhãs, após o almoço ou em intervalos determinados do trabalho. Comportamentos repetidos tendem a fortalecer associações cerebrais entre o estímulo do café e períodos de foco ou relaxamento.

O consumo de café em horários regulares impacta diretamente o ritmo circadiano, responsável pelas funções do corpo. A cafeína, quando ingerida com constância, pode regular o grau de alerta mental e minimizar picos de sonolência em momentos chave do dia.

Essa rotina previsível de ingestão ajuda a reduzir efeitos colaterais, como insônia, pois o corpo aprende a metabolizar a cafeína em horários definidos. Além disso, manter um hábito de tomar café em horários fixos pode ser sinal de controle interno, uma vez que o indivíduo está tentando manter uma rotina saudável e previsível.

Sem consulta SPC/Serasa
Os 5 melhores cartões de crédito sem consulta SPC/Serasa