A Spin Master Toys UK, detentora dos direitos do Cubo Mágico, perdeu uma batalha judicial contra uma empresa rival grega após o segundo mais alto tribunal da União Europeia anular as marcas registradas relacionadas ao formato do famoso quebra-cabeça.
Veja também
* Você permanecerá em nosso site.
O Cubo Mágico, inventado pelo professor húngaro Erno Rubik em 1974, é um sucesso em todo o mundo, com centenas de milhões de unidades vendidas. A marca foi adquirida pela empresa canadense de entretenimento infantil Spin Master em 2021.
A disputa começou quando a Verdes Innovations SA da Grécia solicitou ao escritório de marcas registradas da União Europeia que invalidasse várias marcas registradas pelo antecessor da Spin Master entre 2008 e 2012. O Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) apoiou a Verdes, afirmando que as marcas comerciais do Cubo Mágico haviam sido registradas em desacordo com a legislação da UE.
Em seguida, o Tribunal Geral apoiou a decisão do EUIPO, anulando as marcas registradas que consistem na forma do ‘cubo de Rubik’. A empresa grega fabrica cubos de quebra-cabeça com a marca V-CUBE.
Com essa decisão, a Spin Master perde o controle sobre as marcas registradas do Cubo Mágico na União Europeia, o que pode abrir caminho para que outras empresas fabriquem e vendam cópias do quebra-cabeça.