A Shell estuda comprar a rival BP, embora esteja aguardando novas quedas nas ações e no preço do petróleo antes de decidir se fará uma oferta.
Veja também
* Você permanecerá em nosso site.
A petrolífera tem discutido mais seriamente a viabilidade e os méritos de uma aquisição da BP com seus consultores nas últimas semanas. Qualquer decisão final provavelmente dependerá da continuação da queda das ações da BP, que já perderam quase um terço de seu valor nos últimos 12 meses.
A Shell também pode esperar que a BP entre em contato ou que outro pretendente faça o primeiro movimento, e seu trabalho atual pode ajudá-la a se preparar para tal cenário. As deliberações estão em estágios iniciais e a Shell pode optar por se concentrar em recompras de ações e aquisições complementares em vez de uma megafusão.
Além disso, outras grandes empresas de energia também estão analisando se desejam fazer uma oferta pela BP. A empresa pode decidir não fazer nada e concentrar-se em outras áreas, como recompras de ações e aquisições menores.
Um porta-voz da Shell afirmou que a empresa está “extremamente focada em capturar o valor da Shell, continuando a focar em desempenho, disciplina e simplificação”.